quinta-feira, 13 de maio de 2010

A Rosa Azul...

Um deslumbramento que nunca me abandonou foi a leve e delicada imagem das rosas, adornadas de espinhos..com seu perfume particular, sua representação de beleza e força, e principalmente, seus significados, como: AMOR, GRATIDÃO, RESPEITO, APRECIAÇÃO, ADMIRAÇÃO.

A sua origem mitológica nos leva a aprender que a Rosa foi criada por Clóris, a deusa grega das flores, a partir de um corpo sem vida de uma ninfa que ela encontrou certo dia em uma clareira no bosque. Pediu ajuda de Afrodite -a deusa do amor- que deu à flor a beleza. Dionísio -deus do vinho - ofereceu seu néctar para lhe proporcionar um perfume doce, e as três graças lhe deram: encanto, esplendor e alegria. Depois Zéfiro-o vento oeste- afastou as nuvens com seu sopro para que Apolo-deus sol- pudesse brilhar e fazer a planta florecer. Desta forma a rosa nasceu e foi logo coroada "Rainha das flores".

Além de sua inspiração para poetas e apaixonados, as rosas possuem sua importância em passagens por relatos históricos importantes. Em Roma, uma rosa selvagem seria colocada no batente de uma porta enquanto assuntos confidenciais estivessem sendo tratados no recinto. A frase “Rosa abaixo”, que era utilizado pelos romanos, queria dizer “manter um segredo”. Os primeiros Cristãos acreditavam que as cinco pétalas das rosas selvagens representavam os cinco ferimentos de Cristo. As rosas também eram usadas em rituais pagãos. Eventualmente a rosa vermelha acabou por representar o sangue de cristo e a rosa branca a pureza da virgem Maria.

Em relatos a identidades das rosas, cada uma possui sua caracteristica e significado, o que as fazem mais atraentes e misteriosas:

Rosas Amarelas: amor por alguém que está a morrer ou um amor platónico
Rosas Brancas: reverência, segredo, inocência, pureza e paz
Rosas Champanhe: admiração, simpatia
Rosas Coloridas em tons claros: amizade e solidariedade
Rosas Coloridas, predominando as vermelhas: amor, paixão e felicidade
Rosas Cor-de-rosa: gratidão, agradecimento, o feminino (muitas vezes aparece simbolizando o útero em algumas culturas, como o gineceu está para a cultura ocidental - ver cor-de-rosa)
Rosas Vermelhas: paixão, amor, respeito, adoração
Rosas Vermelhas com Amarelas: felicidade
Rosas Vermelhas com Brancas: harmonia, unidade





E por fim, a mais bela de todas em minha opinião; a rosa azul, apesar desta ter sido desenvolvida em laboratório, e não pela natureza em si. A princípio ela representa o verdadeiro amor eterno, raro, forte, que nunca se abala ou descolore; o que a priori se coloca como um paradoxo a sua própria criação, considerada artificial.

Mas o que de fato transforma a rosa azul em uma das referencias mais belas na história, e entre seu gênero; as rosas; é justamente seu significado e sua obtenção por meios tão arduos, fazendo com que sua imagem se consolidasse como um dos simbolos mais importantes da epoca do Romantismo.

Dentre todas as histórias envolvendo a rosa azul, me atrai a belissima lenda do Monge e seu sonho da rosa mais bela.

"No Mosteiro da Cartuxa, no Buçaco, em Portugal, vivia, em séculos que já se foram, um piedoso e santo monge, cuja vida se consumia, inteira, entre a oração e as rosas. Jardineiro da alma e das flores, passava ele as manhãs de joelhos, no silêncio da nave, aos pés de um Cristo crucificado, e as tardes, no pequeno jardim da ordem, curvado diante das roseiras, que ele próprio plantava e regava.

A sua paciência de jardineiro era absorvida, entretanto, por uma ideia, que era um sonho: encontrar a rosa azul das lendas do Oriente, de que tivera notícia, uma noite, ao ler os poemas latinos dos velhos monges medievais.

Para isso, casava ele as sementes, os brotos, fundia os enxertos, combinando as terras, com que as cobria, e as águas, com que as regava, esperando, ansioso, o aparecimento, no topo da haste, do sonhado botão azul!

Ao fim de setenta anos de experiências e sonhos, em que se lhe misturavam na imaginação as chagas vermelhas de Cristo e as manchas celestes da sua rosa encantada, surgiu, afinal, no coroamento de um galho de roseira, um botão azul, como o céu.

Centenário e curvado, o velhinho não resistiu à emoção; adoeceu, e, conduzido à cela, ajoelhou-se diante do Crucificado, pedindo-lhe, entre soluços pungentes, que, como prémio à santidade da sua vida, não lhe cerrasse os olhos sem que eles vissem, contentes, o desabrochar da sua rosa azul.

Em volta do santo velhinho, no catre do mosteiro, todos choravam, compungidos.

E foi, então, que, divulgada de boca em boca, foi a notícia ter a um convento das proximidades, onde jazia, orando e sonhando, uma linda infanta de Portugal. Moça e formosa, e, além de formosa e moça, - fidalga e portuguesa, compreendeu a pequenina freira, no jardim do seu sonho, o valor daquela ilusão, e correu à sua cela, consumindo toda uma noite a fazer, com os seus dedos de neve, uma viçosa flor de seda azul, que perfumou, ela própria, com essência de gerânio.

E no dia seguinte, pela manhã, morria no seu catre, sorrindo entre lágrimas de alegria, por ter nas mãos trémulas, por um milagre do céu, a sua rosa azul!"

A rosa azul representa, assim, em sua essência, a luta metafísica pelo infinito e inalcançável, e sentimentos como a gratidão, o respeito, a admiração, a apreciação, o desejo e o amor (muitas vezes platónico).

Apesar de que a rosa azul nunca venha a existir senão por meios científicos, nada extrai dela a tamanha pureza que esta compartilha igualmente com as de seu gênero. Sua criação foi um sonho, antes concebido como impossivel, mas que em determinado momento se mostrou realidade. E está ai pra mim o verdadeiro sentido da rosa azul, o impossivel, o inalcançável, o sonho.. na sua concepção concreta da verdade, do objetivo a se alcançar e completar. Que o sonho de antes seja a realidade de amanhã.. e que a rosa azul seja a imagem concreta deste objetivo, desta linha de inicio, meio e fim!

Um comentário: