sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Identidade - Brasil!

Mais um periodo de eleições chegou ao fim... e tenho refletido sobre as consequencias das politicas nacionais nos ultimos anos no que tange ao governo que deve escolher/analizar continuar ou não os projetos do antecessor. E pra isso as vezes faço uma retomada do momento que considero onde o Brasil começou a se reconstruir com a visão nacional sobre seus passos.. após as 2 grandes guerras.

Falando de um Brasil pós guerra, em processo de definir aliados e reconstrução interna, depois de assinados todos os tratados, convenções estabelecidas, acordos comerciais firmados, estas relações exteriores possibilitaram ao Brasil pós guerra ser reconhecido em soberania e em nação emergente perante outros paises como uma voz influente; e olhem que este "influente" não significa importante, mas que sim deve ser um ente "observado".. pois sua força poderá ou não ser significativa para aqueles que calculam a sua possivel importância ou peso no futuro.

Tivemos a ditadura; que sempre tenho em mente não se igualar a outras ditaduras mundiais muito mais vorazes, carnivoras, que chegaram a se misturar com os facismo e obceção comunista dos nazistas, com os KrhamersVermelhos de Pol Pot e seus assassinatos que deram origens a primeira imagem do terrorismo no mundo. No Brasil ela foi igualmente sanguinária, e uma das noções que tenho de impactos sempre me lembro das reformas na saude e na escola pelos militares, e a morte da democracia ativa, a democracia de voz, de façes representantes, de posições sem medo, pela censura e pela perseguição politica.

Temos depois a mudança na Constituição Federal..a primeira eleição por voto direto deve ter uma margem de 30 anos!! Um jovem praticamente.. com uma vida toda de noções pra aprender e desenvolver..

A mudança do plano Cruzado, para o Cruzeiro, depois para o Cruzeiro Real e assim por fim ao Real. Eu acertei essa listagem direito? Pois na minha mente esse processo para memorizar é uma bagunça, como foi igualmente o processo de modificação destes planos, da moeda em circulação, da equiparação de valores, taxas e juros. Este momento foi a erupção descontrolada da inflação, onde até a sua calma dava medo. O plano real a extinguiu? Não.. ela só está pouco ativa para ser significante.

As privatizaçõs!!  Porque eu as deixei para este momento sendo que elas se deram em larga escala na ditadura? Porque foi neste momento que aconteceu a mistura das privatizações com as desestatizações, bem sucintamente digo que o primeiro é dar para terceiro interessado a primazia de controle de empresa estatal, transformando-a em privada (mas não totalmente.. existem as excessões) e o seguindo é o Estado designar ao dominio de outro o controle de empresa estatal que o estado não pode/quer mais administrar. Em ambos os casos não é meramente um caso de posse.. Do que adianta uma empresa na mão do Estado com servidão à população com uma administração insuficiente? De que adianta tantas posses sendo que a gerencia delas se dá de forma precária? A privatização não é um tabu, nem a desestatização.. o foco é passar a administração pra quem realmente se mostra competente para faze-lo..privatizando.. ou não!

E agora??? Bom.. mesmo que eu no meu humilde conhecimento destrinchado sem ajuda "googlocônina" nesta madrugada; eu tenha esquecido de mencionar alguma fase importante dentro destas ultimas decadas; o que eu gostaria de colocar é que não consigo definir mais nada depois do plano real! A democracia morreu à anos atrás.. hoje o que temos é uma breve brisa que sopra tentando levantar novamente as massas... Ao meu ver a democracia é um ser vivo, um corpo que pega forma conforme seu povo a provoca.. Não meramente aquela democracia determinada por lei.. democracia na lei . é lei... a democracia no mundo é sinonimo geral de liberdade amparada.. a democracia da nação quem faz e dá sua cara e digital é seu povo.

A politica hoje defendida por parâmetros partidários nunca tinha sido o problema, mas a forma da politica exercida e passada de professor a tutelado, de politico a politico, tem mudado a imagem partidária a deixando as bases politicas definitivamente impartidárias... A politica se mistura... ideiais X e Y são politica.. direita e esquerda são politica.. mas conforme se nota, hoje partidos as vezes brigam para defender a mesma coisa, litigando apenas a forma partidária de como se prefere agir, esquecendo-se que não são os interesses partidários que estão em jogo.. nunca foram.. os partidos representam as várias facetas da vontade do povo.. hoje em nome do povo eles estão representando suas próprias facetas!

E que diabos é essa politica de bandaids que estão colocando por baixo dos panos exalando o nome da politica do "Bem Estar Social"? Tudo bem.. bolsas, beneficios, vales-isso, vales-aquilo... mas e ai? Serão mais 50 anos com todo mundo vivendo de bem estar social e ninguém se importando que politicas novas sejam criadas; não para  que "o pobre possa se sentir menos pobre, sendo feliz, e continuando sendo pobre"; mas pra fazer o ser humano através do Estado ter uma vida que possa crescer sempre material e intelectualmente; e não estagnar!

Não é culpa SÓ do Estado..confesso..pego processos onde vejo relatos de pais que colocam seus filhos pra estudarem para terem acesso aos beneficios.. mas o estudar pra eles é meramente "vá pra escola" .. se seus filhos estudam ou não.. estes pais não estão muito preocupados... Ah sim.. quando estão preocupados, é a escola que não consegue passar a educação adequada para as crianças pois toda a sua estrutura está defasada! Vejo processos na área trabalhista onde as pequenas e micro empresas estão tendo problemas para a contratação via carteira assinada de seus funcionários, pois se ultrapassarem certa quantidade de valor declarado estes trabalhadores perdem os beneficios que conseguiram do Estado!

Ah os Impostos!! O brasileiro adora pagar impostos.. aliás adora também dar esmola para pedinte em sinal de compromisso..declarando mentalmente "fizemos nossa parte", mas o que o pedinte faz com esse dinheiro eles nunca se perguntam.. afinal "eles fizeram sua parte".. Osho ja dizia que somos culpados pela forma como nosso redor se desestrutura e se corrompe.. isso não acontece somente por ações diretas e omissivas, mas também por ações irresponsáveis. Somos irresponsáveis com os nossos tributos da mesma forma que somos irresponsáveis por não querer pensar onde o pedinte levará o dinheiro que voce lhe deu, não porque lhe demos algo que pediu, mas porque não pensamos, não nos perguntamos qual nosso papel nessa relação.

Quando penso em palavras para definir o momento de hoje da nossa politica nacional, fico carente. Sempre tenho a sensação de estar em uma época medieval, com o povo vivendo com medo de se impor, se rebelar, de falar; de que o Poder Tripartido (que olhe só.. hoje representado pelo Executivo, Legislativo e Judiciário!!) ofereça ao povo novamente o que lhe interessa, e não o que se precisa..então me pergunto, onde está a democracia de fato? Os aspectos para as mudanças existem aos montes, mas a sensação de empurrar com a barriga, de governo a governo..é intrinseca. As mudanças benéficas que sinto estarem acontecendo para a população não vejo como sendo fruto da conquista da democracia, mas sim como um banquete aos pobres para que estes fiquem felizes com a humildade de seu rei de lembrarem deles!

Sim sei.. meu texto já está ficando utópico e pretendo parar por aqui..só quero mostrar que existe uma relação viciosa entre o Estado e seu povo brasileiro nos dias de hoje.. uns chamam de problema cultural, outros colocam o motivo do problema na pequena idade democrática que o pais tem hoje, ja ouvi que um dos problemas é que a democracia se extinguiu em sua essencia e que hoje está corrompida.. é como ter um computador de ultima geração com uma peça defeituosa, peça esta, unica, que gera seu funcionamento e sua logistica; e tambem já escutei que tudo é culpa dos Portugueses!

Em suma; a população se manifesta na base do que o Estado oferece a sua aceitação, o Estado oferece a margem de reclamação e aceitação condiconando ao povo insconscientemente as medidas de reclamação...isso não é observado à olhos nus.. é uma questão de sensação.. uma guerra de informações, de observar o sorriso do dono com o cachorro passeando em copacabana, e saber que somos nós quem colocamos os donos na outra ponta de nossa coleira. Chego a pensar que existe uma censura intelectual pairando pelas nossas cabeçlas e que passa despercebida; como várias leis que legislam "lobos em pele de cordeiro" que estão sendo promulgadas nos dias de hoje.

Hoje o Brasil está em um processo de mutação desenfreada em tantos campos; que, não há foco, não há propósito..se acham que eu serei aquela que darei o gatilho para se pensar em algum, estão enganados, quanto mais penso mais confusa fico. Só sei que tudo gera do interesse do povo. O Brasileiro não é burro, ele é desperdiçado, ele é subjulgado, a ele lhe é dado a felicidade e comodidade de ser pobre por vias de bonificações Estatais por não quere oferecer estudo, salários dignos, uma reestruturação monetária interna, menos corrupção..uso correto e fiscalizado dos tributos (por quem? não sei.. sinto que se dermos o poder pra outrem, este ser será um 4°/5° poder ao lado dos já existentes!). Será que é culpa dos Portugueses? (mas denovo?) Não .. a culpa é nossa... brasileiros, e está passando da hora de agir com responsabilidade e de começarmos a ser responsaveis pelas consequências que estão se gerando, e abraçando a todos como um câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário